Como ter uma equipa de sucesso

Hoje estive a falar com uma colaboradora de uma pequena empresa que me pedia desesperadamente para tentar falar com o empresário, dono da empresa, porque: “nós já somos só 7 e se nada mudar nós vamos cada qual para seu lado”.

Pela minha experiência, os donos das empresas muitas vezes nem sabem, nem se apercebem a que nível se encontram os desafios na equipa, considerando que os funcionários “não fazem nenhum” e que eles é que têm de “fazer tudo”.

Então qual é a solução? O que podemos fazer para merecer uma equipa de sucesso?

  1. Forte Liderança

A equipa é o reflexo do líder. Se o objectivo é uma equipa forte, motivada e apaixonada pelo que faz, o líder tem de ser forte na tomada de decisão, estar motivado a desenvolver o seu negócio e gostar do que faz. Se um líder falar e agir de forma apaixonada pelo projecto, certamente isso passa para a sua equipa.

O tamanho da equipa terá como limite os limites da capacidade de liderança do dono.

  1. Objectivo comum

Ao longo destes 14 anos no mundo empresarial, tenho comprovado que quem gere a empresa tem de perceber que o primeiro passo é tomar uma decisão e assumir as decisões que toma.

Este ponto é fundamental. Se o dono da empresa não sabe para que é que está a trabalhar, se não existir uma visão e missão bem definida com objectivos muito bem identificados, a motivação vai-se perdendo e a empresa vai andar sem rumo, ao sabor da maré, criando-se um sentimento de insegurança na equipa que se traduz numa elevada rotatividade de pessoal. É preciso ser assertivo e tomar as rédeas da situação. Pense no que quer e assuma um caminho.

  1. Regras do jogo

A sua equipa sabe exactamente quais são as suas tarefas? Elas estão bem definidas e por escrito?

Vamos pensar num jogo de futebol. Sabemos quais são os limites físicos do campo, quais são as regras para marcar pontos e quais as recompensas, quais são as penalizações pelas faltas e o que é que é considerado faltas, certo?

Então o que nos impede de definir as regras do jogo na nossa empresa? Onde estão os limites? Quais são os KPIs (Indicadores de performance) que são avaliados para cada função? Qual a recompensa? Quais as consequências pelo incumprimento das regras?

Não tenha medo de estabelecer as regras. Um jogo sem regras acaba por dar aso a desentendimentos. A comunicação das regras tem de ser clara para todos. 

  1. Plano de acção

Já decidiu o seu destino de férias do próximo ano? Já decidiu qual o aumento de facturação que vai ter? Quantos clientes precisa para isso? Como vai abordá-los?

Tal como é fundamental sabermos para onde vamos, é essencial sabermos quais os passos que vamos dar para atingir.

Chegou Setembro. Já tem o seu plano para 2018?

  1. Apoio ao risco e à iniciativa

Quer saber o segredo dos bons empresários? Eles contratam sempre alguém melhor do que eles para cada função.

Ora vejamos, quantos funcionários tem? Porque é que contratou o primeiro funcionário? E o segundo? E o último que contratou? De que forma contrata? Tem um processo de recrutamento que lhe permita ter as pessoas certas no lugar certo?

A resposta a estas perguntas é fundamental. As pessoas contratam porque precisam de tempo. Se não tiverem confiança na pessoa que contratam vão andar sempre a verificar tudo. Então o que aconteceu ao seu tempo? Quantas pessoas consegue manter neste sistema? Acha que a empresa vai crescer mais?

Tomemos este exemplo: tem filhos? Primos, sobrinhos ou amigos? Quando eles nascem nós fazemos tudo por eles, mas com o tempo eles vão aprendendo e nós vamos confiando. Por exemplo, com 1 ano, as crianças aprendem a caminhar. Com 2 anos a nossa preocupação são os limites. Eles caminham, brincam e correm sozinhos. Eles fazem mais do que o que ensinámos! Mas nós não os limitámos. Nós não dissemos hoje dás 10 passos, amanhã 15 e depois 20. Nós deixámo-los desenvolverem-se. Nós deixámo-los tomar conta da situação e eles ultrapassaram-nos.

Porque não faz o mesmo com os seus funcionários? Porque não os deixa experimentar, testar e explorar? Qualquer um deles pode aparecer com uma solução fora da caixa que permite um novo salto no desenvolvimento da empresa. Seja esperto. A maior riqueza de uma empresa está nos seus recursos humanos. Explore o seu!!!

  1. 100% Envolvimento/Inclusão

Partilhe os seus objectivos. Partilhe as suas alegrias e peça ajuda para os desafios que surgem. A equipa tem de sentir que faz parte. Tem de perceber que na empresa não existe um eu, mas um nós e todos dentro da sua individualidade têm alguma mais valia para o todo. Faça reuniões. Partilhe os objectivos e peça ajuda à equipa na definição do caminho.

Lembremos apenas o significado do acrónimo de equipa em inglês:

TEAM (equipa) – Together  (juntos) Everyone (todos) Achieves (atingem) More (mais)

Então vamos juntos atingir mais!

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